QUEM SOMOS

Somos uma igreja brasileira, nascida na Barra da Tijuca e com o tempero carioca. Gostamos de boa música, conversas animadas, esporte, sentar ao redor da mesa com a família e amigos, bom humor, arte e natureza.

Gostamos de servir a Deus, de estar na igreja e viver o cristianismo por toda a cidade. Gostamos de cuidar dos mais necessitados, visitar as viúvas e ajudar aos órfãos. Gostamos de compartilhar o que de Deus recebemos, de abençoar e servir.

Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, que o evangelho transforma as pessoas de dentro para fora e que para Deus não existem impossíveis. Vivemos pelo que cremos e não pelo que vemos. Assim, experimentamos milagres, algo que somente Deus pode fazer, e tudo de acordo com as Sagradas Escrituras.

Conhecemos Jesus e descobrimos que ele já nos conhecia e amava. Gostamos de andar com Ele e somos gratos por Ele ter assumido o

nosso lugar na cruz, por ter morrido a nossa morte para vivermos a Sua vida. Por causa do sangue de Jesus os nossos pecados são perdoados. A Sua ressurreição nos assegura um lugar com Ele na Casa do Pai e nossos nomes foram escritos no Livro da Vida. Cantamos a Bíblia, os feitos de Deus em nosso meio, usamos vários instrumentos, mas sem perder a simplicidade e a intimidade. Valorizamos a história, honramos os que vieram antes de nós, cujo legado nos trouxe até aqui. Olhamos para o futuro, utilizamos novas tecnologias e a excelência para que muitos outros conheçam o evangelho de Jesus.

Sabemos que nossa família precisa de Deus, que o evangelho une os casais, fortalece os filhos, nos dá o poder de perdoar, ensina o caminho da reconciliação e da reconstrução. Nossa estrutura está pronta para acolher a família. As nossas crianças têm o que há de melhor num ambiente cuidadosamente criado para elas e professores amorosamente chamados para o ensino.

Somos um time. Há lugar para adolescentes e jovens, adultos de todas as idades, num formato moderno, linguagem acessível e muito conteúdo. Há aulas de Bíblia, cursos para a família, seminários temáticos, grupos pequenos nos lares, reuniões de oração, eventos e muitas celebrações. E sempre por causa dEle.

Somos reformados, herdeiros da Reforma do Século XVI, presbiterianos do Brasil, denominação presente no país desde 1859. Temos a história por testemunha e uma contínua conexão com nosso tempo, com os dilemas e crises dos nossos dias, da nossa cidade, bairro e condomínios.

Somos a Igreja Presbiteriana das Américas.

ALCANÇANDO NOSSA
COMUNIDADE

Desde o começo, definimos as Américas como uma igreja nascida para fora. As três perguntas iniciais, ainda nos tempos das Reuniões de Aquecimento, continuam ecoando em nossa mente:

1ª Como são seus amigos não cristãos que moram aqui na região?
2ª O que fazer para atingi-los?
3º Como agir assim e ainda ser uma igreja séria e bíblica?

A evangelização através dos relacionamentos é o centro da ação multiplicadora da Igreja das Américas. Cada pessoa recebe o encorajamento e algumas ferramentas para compartilhar com seus amigos e familiares a respeito de Jesus e da Igreja, nesta ordem. O ideal é que ninguém convide um amigo para ir à igreja sem antes falar de Jesus para ele. O pré-evangelismo tem uma função importantíssima. Todos têm redes de relacionamentos e elas formam o meio ideal para alcançarmos ainda não cristãos com o evangelho.

A evangelização através dos relacionamentos é uma das explicações para o grande número de “convidados especiais” nos cultos das Américas. A criação de postais da igreja e a orientação de seu uso tem também colaborado. Pela graça de Deus, os frequentadores das Américas convidam outros para estarem nos cultos, e estes são seus amigos mais chegados e familiares. A credibilidade e o vínculo de amor que eles têm, resulta numa mais fácil familiarização dos convidados com a comunidade.

ALCANÇANDO O
BRASIL

Abraçamos com amor os nossos irmãos nordestinos. Deus nos deu a alegria de ajudarmos na compra de um microônibus que tem levado os mensageiros para o anúncio do evangelho. Estamos em fase de pesquisa e estudos para a criação de um Centro de Capacitação do Sertão. Cremos que muito ainda a de ser feito pelos nordestinos. Um Centro de Capacitação focado em preparar pessoas para o exercício de profissões afeitas a peculiaridades da região e o desenvolvimento espiritual poderá ser um instrumento nas mãos de Deus em parceria com o “Rumo ao Sertão”.
Também chegamos aos rios que cortam a região amazônica, ao lado do Dr. André, Marcelle e Samuel Aureliano, no Projeto Amanajé Saúde, liderados pelo amado Rev. Ronaldo Lidório. Cooperamos com eles e também estamos indo no cumprimento da linda missão.

ALCANÇANDO O
MUNDO

Os olhos das Américas também estão voltados para a África. Os laços históricos com o povo brasileiro, desenhados na raiz de nossa cultura, sempre nos levaram a enxergar com proximidade os que vivem tão longe. No ano passado, a nossa igreja se tornou parceira da Mocidade para Cristo no Projeto Conexões em Angola. Neste período recebemos o Pastor Abias e as irmãs Suzana e Violeta. Ele é o Secretário geral da Aliança das Igrejas Evangélicas de Angola. Ouvimos muito a respeito da perseguição à igreja e do sofrimento daquele povo amigo e irmão. Já estivemos lá em duas ocasiões com grandes experiências com o Senhor Jesus.

PARCEIROS

Catedral Presbiteriana do Rio
A Igreja Presbiteriana das Américas é fruto da visão missionária da Catedral Presbiteriana do Rio, sob o pastorado do Rev. Guilhermino Cunha. Nascemos e somos embalados no ambiente afetivo e saudável da nossa Igreja Mãe.

Igreja Presbiteriana do Brasil
A nossa denominação, cuja presença no Brasil iniciou em agosto de 1859, abraçou as Américas através do Plano Missionário Cooperativo, braço de plantação de igrejas da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Redeemer Presbyterian Church

Esta parceira internacional promove um movimento de plantação de Igrejas em todo o mundo. A Redeemer Presbyterian Church adotaou a Igreja presbiteriana das Américas como uma de suas filhas e está conosco desde o começo.